ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!

AS 10 MELHORES NOVELAS

AS 10 MELHORES NOVELAS 10 - Caminho das Índias
Glória Perez é a autora da consagrada e premiada novela Caminho das Índias, exibida pela Rede Globo entre 19 de janeiro e 11 de setembro de 2009. Glória Perez, que já havia experimentado trazer o mundo islâmico para as telinhas brasileiras com a novela O Clone, superou-se desta vez ao apresentar os costumes e tradições da Índia. A primeira fase da novela teve, inclusive, muitas cenas gravadas lá.

A novela apresentou os pontos mais fortes da cultura indiana como o sistema de casas, o casamento arranjado pelos pais, a preparação interminável para um casamento, “os intocáveis”, entre outros. As palavras e expressões estrangeiras nas falas dos personagens acabaram virando bordões nacionais como “are baba”, “arrastar o sári pelo mercado” e “acender as lamparinas do juízo”. Mas a novela também apresentou temas mais sérios como a esquizofrenia. O personagem Tarso, vivido por Bruno Gagliasso, era esquizofrênico. A novela trouxe ainda a participação de doentes reais e psiquiatras.
Em termos de audiência, Caminho das Índias começou mal e terminou bem. Por volta da metade da novela já havia conquistado os telespectadores e teve uma média de 55 pontos.
Na trama, Maya é uma bela e jovem indiana que pertence a uma família bem tradicional. Maya conhece Bahuan, um dálit, que porém foi muito bem criado e vive nos Estados Unidos. Os dois se apaixonam, mas são inúmeras as dificuldades que encontram pelo caminho. Manu e Kochi, pais de Maya, arranjam para ela um marido, Raj Ananda, e Maya é obrigada a casar-se com ele.
Na história original, o par romântico deveria ser até o final formado pelos personagens Maya e Bahuan, mas o público simpatizou tanto com o casal Maya e Raj que a autora foi obrigada a mudar o enredo no meio da novela. Bahuan acaba tornando-se o antagonista e vai trabalhar na empresa dos irmãos Cadore que vivem em pé de guerra.
A novela teve em seu elenco os atores Juliana Paes, Márcio Garcia, Rodrigo Lombardi, Christiane Torloni, Débora Bloch, Letícia Sabatella, Alexandre Borges, Humberto Martins, entre outros.
Em novembro de 2009 Caminho das Índias recebeu o Prêmio Emmy – o Oscar da televisão, como a melhor telenovela do ano. 
9- Pecado Capital
Pecado Capital foi exibida na Rede Globo entre 24 de novembro de 1975 e 5 de junho de 1976. Esta foi a primeira novela exibida em cores no horário das 20h.

Este foi mais um grande sucesso de Janete Clair. Aliás, Janete Clair foi quem salvou a Globo naquela ocasião. Em 1975, exatamente na noite em que Roque Santeiro faria sua estreia, a censura federal proibiu a sua exibição. A Globo colocou no ar então um compacto de Selva de Pedra, novela que já havia sido exibida em 1972 enquanto procurava um autor que ecrevesse às pressas uma nova novela.

Janete Clair aceitou o desafio e apresentou a sinopse à Rede Globo em tempo recorde. Pecado Capital é, inclusive, considerada por muitos como a melhor novela da autora. E foi também nesta novela que Janete deixou de lado seu estilo melodramático (que estava sendo muito criticado na época e que também tinha sido responsável por rebaixá-la para o escalão do horário das 19h) para criar uma história mais realista: ser ou não honesto – eis a questão.

Carlão é um motorista de táxi boa praça e noiva da operária Lucinha. Um belo dia Carlão se vê diante de um grande dilema. Uma mala com o dinheiro de um assalto a banco foi esquecido em seu carro. Movido pela ambição, Carlão usa o dinheiro para abrir a sua própria frota de táxi. O taxista também deixa sua noiva para se casar com Eunice, uma das assaltantes, que descobre que ele está com o dinheiro e o chantageia.
8- Guerra dos Sexos
A novela Guerra dos Sexos foi escrita por Sílvio de Abreu e exibida entre junho de 1983 e janeiro de 1984 na Rede Globo.

Guerra dos Sexos inovou no que diz respeito à linguagem uma vez que os personagens interagiam com o telespectador – no meio de um diálogo eles simplesmente olhavam para a câmera e conversavam com quem estava do outro lado dela.

A novela era comédia pura no maior estilo pastelão – e todo mundo a adorou exatamente por isso. Na trama, Otávio e Charlote (Charlô) eram primos e tiveram um romance na adolescência que, porém, não vingou. Já na vida adulta os dois se odeiam.

Um belo dia Charlô recebe o aviso de que um tio milionário faleceu e deixou para ela um grande patrimônio, porém, com uma condição: que ela compartilhasse tudo com o primo Otávio e que eles permanecessem juntos no comando dos negócios.

Charlô faz então uma aposta. Durante cem dias ela deve elevar o lucro das lojas Charlô´s à percentagem estipulada, caso contrário terá que abrir mão de sua parte na herança. Se ela conseguir, porém, Otávio é quem deverá pular fora da herança. Desta maneira, é declarada guerra entre os dois.

O elenco vale um comentário à parte. Afinal, esta novela contou com Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Tarcísio Meira e Glória Menezes. As brigas na mesa de café-da-manhã entre Charlô e Otávio, vividos respectivamente por Fernanda Montenegro e Paulo Autran, ficarão ainda por muito tempo na memória de quem assistiu.
7- Tieta
Tieta foi produzida pela Rede Globo e exibida entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990. Escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, a novela foi uma adaptação do romance de Jorge Amado, Tieta do Agreste.

Inicialmente a novela não deveria ter sido gravada como uma novela e sim como uma minissérie. Betty Faria, porém, comprou os direitos da obra em 1988 e a vendeu para a Globo com a condição de que teria que ser a protagonista.

A novela foi gravada na cidade fictícia de Santana do Agreste – construída numa área de 10 mil m2 em Guaratiba, Rio de Janeiro. A trama se passa em duas fases e conta a história da jovem Tieta que é escorraçada da cidade por seu pai, Zé Esteves, que não se conforma com o comportamento da filha. Tieta vai então para São Paulo.

Vinte e cinco anos depois Tieta reaparece em Santana do Agreste, só que rica e disposta a se vingar da família. Tieta chega até mesmo a ter um relacionamento com o próprio sobrinho, o seminarista Ricardo, filho da sua irmã Perpétua.

E por falar em Perpétua, a atriz Joana Fomm conseguiu fazer de seu personagem um marco na história das novelas brasileiras. Não houve quem não caísse na risada com sua caixa misteriosa.

Mas além de Perpétua, a novela também teve muitos outros destaques como Modesto Pires que pedia para sua amante sentar no seu colo, Dona Carmosina que abria as correspondências do correio, o Coronel Artur da Tapitanga e suas rolinhas, o bêbado Bafo de Bode, entre outros. Sem contar nos “mistérios....” bordão da personagem Dona Milú, interpretada por Mirian Pires.

Além destes, o elenco contou ainda com José Mayer, Reginaldo Faria, Lídia Brondi, Cássio Gabus Mendes, Yoná Magalhães, Arlete Salles e Ary Fontoura.
6- Selva de Pedra
A novela Selva de Pedra atingiu o praticamente impossível índice de 100 pontos de audiência. Isto se deu durante a exibição do capítulo 152, no dia 4 de outubro de 1972. Naquela noite, não houve um único entrevistado do Ibope que não estivesse com a tv ligada na novela.

Selva de Pedra foi escrita por Janete Clair e exibida entre 12 de abril de 1972 e 23 de janeiro de 1973. Produzida em preto e branco, a novela marcou a estreia de Glória Pires em novelas e consagrou Regina Duarte como a atriz preferida do Brasil.

A trama se passava na cidade de Campos, interior do Rio. A jovem Simone Marques, interpretada por Regina Duarte, foi testemunha de uma briga entre Cristiano Vilhena, filho de um pregador evangélico, e o playboy Gastão Neves, que acabou morrendo na briga. Simone acaba se apaixonando por Cristiano e o encoberta. Depois de um tempo Cristiano vai morar no Rio de Janeiro para trabalhar no estaleiro de seu tio rico levando Simone com ele. Porém, em contato com um mundo muito mais glamuroso, Cristiano acaba se envolvendo com outra mulher.
5- Vale Tudo
A novela Vale Tudo (que teve o nome original de Pátria Amada) foi escrita por um trio de autores – Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres. Exibida entre 16 de maio de 1988 e 6 de janeiro de 1989 no horário nobre, ela trouxe assuntos polêmicos como a corrupção no Brasil, além de ter discutido o alcoolismo e mostrado pela primeira vez na televisão brasileira o homossexualismo feminino.



Quem matou Odete Roitman? Essa pergunta ficou na cabeça de milhares de brasileiros durante os 13 dias que se seguiram aos três tiros à queima-roupa que a personagem levou até que se mostrasse a cena completa no último capítulo da novela.

Odete Roitman foi interpretada por Beatriz Segall, considerada por muitos como a maior vilã da história das novelas. Mas Vale Tudo não teve uma única vilã. Maria de Fátima, interpretada por Glórias Pires não ficou atrás. Na trama Maria de Fátima simplesmente vende a única propriedade da família em Foz do Iguaçu e se muda para o Rio, onde pretende ganhar a vida como modelo. A garota, porém, faz de tudo para se dar bem e atingir seu objetivo, chegando até mesmo a casar com o milionário Afonso Roitman.

Sua mãe, Raquel, é uma pessoa simples e honesta e apesar de ter sido enganada e traída pela filha, vai atrás dela no Rio. A história dá uma guinada quando Raquel encontra 800 mil dólares perdidos e não aceita ficar com o dinheiro. Com muitas intrigas, corrupção e amantes e um excelente enredo a novela conseguiu prender a atenção do público.

Não dá para deixar de mencionar o elenco de Vale Tudo que tem grande parte da responsabilidade do sucesso alcançado pela novela: Regina Duarte, Antônio Fagundes, Glória Pires, Beatriz Segall, Nathália Timberg, Renata Sorrah, Reginaldo Faria, etc.


4- O Bem Amado
A novela O Bem Amado foi escrita por Dias Gomes e levada ao ar de 24 de janeiro a 9 de outubro de 1973. Esta foi a primeira novela em cores, além de também ter sido responsável por consolidar o horário “nobre” das novelas.

O Bem Amado também foi a primeira telenovela brasileira exibida no exterior. Na época, Lima Duarte era diretor de TV e estava quase no fim de seu contrato com a Rede Globo quando foi convidado a interpretar o personagem Zeca Diabo – primeiro trabalho de Lima Duarte como ator global.

Para escrever a história, Dias Gomes inspirou-se em um fato real ocorrido no Espírito Santo onde um candidato a prefeito se elegeu prometendo ao povo construir um novo cemitério.

Na trama da novela, o prefeito Odorico Paraguaçú tem como principal meta de sua administração a inauguração de um cemitério, recebendo o apoio das irmãs Cajazeiras e sendo bastante criticado pela delegada, Donana Medrado. O prefeito passa então, boa parte do tempo, “armando” para que alguém morra, porém, nunca consegue.

A novela consagrou o ator Paulo Gracindo, como o prefeito Odorico Paraguaçu, Emiliano Queiroz, como Dirceu Borboleta, e mostrou ao Brasil o talento de Lima Duarte, interpretando Zeca Diabo.

3- Pantanal
Pantanal foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida entre o dia 27 de março e 10 de dezembro de 1990 pela Rede Manchete. Isso mesmo. Esta foi a novela que enfim bateu a audiência da Rede Globo.

E tudo isso poderia ter sido muito diferente se a própria Rede Globo tivesse dado o espaço que o autor havia pedido. Benedito Ruy Barbosa escreveu a história e a apresentou aos diretores da emissora, porém, com um único pedido – que a novela fosse exibida no horário nobre (20h) e não mais às 18h como acontecia com as novelas anteriores que havia escrito.
2- Irmãos Coragem
A novela Irmãos Coragem, escrita por Janete Clair, foi ao ar entre 29 de junho de 1970 e 15 de junho de 1971, na Rede Globo.

Produzida em preto e branco, a novela unia um faroeste inspirado nos filmes norte-americanos, futebol e romance. Dessa maneira, Janete Clair conseguiu colocar os homens pela primeira vez em frente à televisão para assistir novela, ao lado, é claro de suas esposas, já que por trás de todo o bang-bang havia os dois pares românticos mais famosos daquela época: Glória Menezes e Tarcísio Meira e Regina Duarte e Cláudio Marzo.

Na novela, João Coragem (Tarcísio Meira) é o irmão mais velho e encontra um diamante valioso que é roubado de suas mãos pelo Coronel Pedro Barros, o homem mais rico da cidade. Para lutar contra as injustiças do Coronel, João conta com a ajuda de seu irmão Jerônimo (Cláudio Cavalcanti). Duda (Cláudio Marzo) é o outro irmão Coragem e na trama é um famoso jogador de futebol (a novela se passa na mesma época em que o Brasil conquista a Copa do México).

Esta foi a segunda novela mais longa produzida pela Rede Globo – 328 capítulos. Irmãos Coragem também marcou a estreia de Sônia Braga na televisão.

Em 1995 foi feito um remake da novela. Desta vez os três irmãos foram protagonizados por Marcos Palmeiras, Marcos Winter e Ilya São Paulo. Mas, como acontece com a grande maioria das refilmagens, o sucesso não foi o mesmo.
 
1- Roque Santeiro
A novela Roque Santeiro foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva e exibida pela Rede Globo entre 24 de junho de 1985 e 22 de fevereiro de 1986. Mas ela já era para ter sido exibida muito antes disso. Em 1975, Dias Gomes escreveu a novela para comemorar os 10 anos de existência da emissora. A novela, porém, foi vetada pela censura exatamente na sua noite de estreia. Isso porque, de acordo com a censura da época, a novela ofendia os bons costumes, a ordem pública e principalmente a igreja.

A trama se passa na cidade fictícia de Asa Branca, em algum lugar do Nordeste brasileiro, há 17 anos, o coroinha Luiz Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro por sua habilidade em modelar santos, morreu ao defender dos homens do bandido Navalhada, logo após seu misterioso casamento com a desconhecida Porcina. Santificado pelo povo, que lhe atribui milagres, tornou-se um mito e fez prosperar a cidade ao redor da sua história de heroísmo. Só que Roque não está morto e volta à cidade, ameaçando pôr um fim ao mito. Sua presença leva ao desespero o padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha e o comerciante Zé das Medalhas, principal explorador do santo. Mas o maior prejudicado é Sinhozinho Malta, o todo-poderoso fazendeiro do lugar, que vê ameaçado o seu romance com a "viúva" Porcina, que nunca foi casada com Roque e sempre viveu à sombra de uma mentira articulada por Malta. Mentira institucionalizada para fortalecer o mito e tirar vantagens pessoais.

Ao retornar, Roque interfere na relação de Sinhozinho e Porcina, além de reacender a paixão de Mocinha, a verdadeira noiva, que nunca se conformou com seu desaparecimento e que se manteve casta à espera de seu amor, mesmo pensando que ele estivesse morto. Ela é filha do prefeito Flô e da beata dona Pombinha, sendo cortejada pelo soturno professor Astromar Junqueira, suspeito de ser o lobisomem.

Asa Branca também fica agitada com a chegada de Matilde, que monta o único hotel-bordel da cidade, a Pousada do Sossego, e traz do Rio de Janeiro duas prostitutas, Ninon e Rosaly, que vão trabalhar em sua "Boate Sexus", e enfrentar a ferrenha oposição do padre Hipólito e das beatas da cidade, comandadas por dona Pombinha Abelha.

Também chega à cidade a equipe de filmagem comandada por Gerson do Valle, o cineasta que vai filmar "A saga de Roque Santeiro". A película tem como astros principais a atriz Linda Bastos, casada com o ciumento Tito e por quem o diretor é apaixonado;e o mulherengo ator Roberto Mathias, que acaba por se envolver com a viúva Porcina, com Tânia, filha de Sinhozinho Malta, e com Lulu, a reprimida esposa de Zé das Medalhas.

A novela teve como protagonistas Regina Duarte (Viúva Porcina), Lima Duarte (Sinhozinho Malta), José Wilker (Roque Santeiro), Yoná Magalhães (Matilde) e Fábio Júnior (Roberto Mathias)
Share on Google Plus

About ADELMO GUITARA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.