ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!

PARA PF, COMPRADOR DE AVIÃO ERA ENTREGADOR DE PROPINA DE CAMPOS

imagems autos do inquérito da Operação Turbulência da Polícia Federal que resultaram no indiciamento de 20 pessoas, apontam o empresário pernambucano João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho como o suposto líder de um grupo criminoso e responsável por entregar dinheiro proveniente de propina por parte da empreiteira Camargo Corrêa ao ex-governador Eduardo Campos (PSB) – falecido em um acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2014 – e ao senador Fernando Coelho Bezerra (PSB-PE). O parlamentar é pai do ministro das Minas e Energia do governo do vice-presidente em exercício Michel Temer (PMDB), Fernando Filho.

Segundo as investigações da PF, os valores repassados por Lyra seriam fruto de desvios ocorridos na construção da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial e Portuário de Suape (PE). A refinaria também é investigada pela Operação Lava jato, que apura desvios e corrupção na Petrobras, responsável pelo empreendimento.

Ainda segundo a PF, Lyra se apresentou como o único comprador do avião Cessna Citation PR-AFA que caiu em agosto de 2014 em Santos (SP), além de ter assinado o Termo de Intenção de Compra da aeronave Cessna Citation PR-AFA.

A atuação de Lyra no esquema teria sido confirmada pelos depoimentos dos ex-funcionários da empreiteira Camargo Corrêa Gilmar Pereira Campos e Wilson da Costa. O esquema teria sido viabilizado por meio de um contrato fictício com a Construtora Master, visando a terraplenagem no terreno da refinaria. O serviço, porém, nunca foi executado.

Além de atuar no esquema montado conjuntamente com a Camargo Corrêa, Lyra também teria montado empresas de fachada para operar recursos originários da construtora OAS. Somente entre 2010 e 2014, a PF rastreou cerca de 90 transações entre a OAS e as empresas ligadas ao empresário pernambucano que teriam movimentado cerca de R$ 14 milhões.
 
A defesa de Lyra nega a existência de irregularidades e o PSB informou que tem plena confiança na “conduta sempre íntegra do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e o apoio incondicional ao trabalho de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público, esperando que resulte no pleno esclarecimento dos fatos”. Já o senador FBC, reafirmou que “não é investigado na operação Turbulência” e que atuou como coordenador de “nenhuma campanha de Eduardo Campos”. 

(247)
Share on Google Plus

About ADELMO GUITARA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.