ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!

Oitenta bonecos gigantes desfilam atraindo foliões em Olinda

Este ano, o japonês da PF e o astro David Bowie são as maiores novidades.
Concentração aconteceu no Alto da Sé ao som de muito frevo.

Penélope AraújoDo G1 PE
Super heróis, artistas e políticos fazem parte do bloco gigante (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Super heróis, artistas e políticos fazem parte do bloco gigante (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

 Centenas de foliões se concentraram no Alto da Se, em Olinda, na manhã desta segunda feira (8), para acompanhar o desfile dos bonecos gigantes da Embaixada dos Bonecos. Os calungas - 80, ao todo - atraíram os olhares curiosos dos brincantes de primeira viagem e encantaram a multidão durante a apoteose.

Os calungas do policial federal Newton Ishii, o 'japonês  da federal'; do juiz Federal Sérgio Moro; do músico David Bowie e dos personagens Yoda e Darth Vader, da franquia Star Wars, foram as grandes novidades da apoteose neste ano.

Newton Ishii, o 'japonês da Federal', é a grande novidade dos bonecos gigantes (Foto: Penélope Araújo/G1)Newton Ishii, o 'japonês da Federal', é a grande novidade dos bonecos gigantes (Foto: Penélope Araújo/G1)

"A gente faz os bonecos temáticos  durante o ano inteiro, interage com outros estados e países, mas o Carnaval é o grande momento dos bonecos", conta Leandro Castro, artista plástico responsável pelos bonecos gigantes. Junto com a sua mulher, a estilista Sineide Castro, o artista comanda a Embaixada dos Bonecos Gigantes no bairro do Recife.
O bonequeiro Luciano dos Santos concorda com Leandro. Para ele, carregar o boneco gigante - seu ofício há 15 anos - é  indispensável para a folia nas ladeiras. "Quem faz o Carnaval também somos nós. Sem boneco gigante, não tem festa em Olinda", declara.
O desfile dos calungas saiu do Alto da Sé por volta das 10h, arrastando uma multidão ao som de muito frevo. Foliões de todas as idades acompanharam a apoteose, que seguiu pela Rua do Amparo e foi até o Largo da Prefeitura de Olinda.
Vista do Alto da Sé delicia foliões na saída do desfile dos bonecos gigantes (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Vista do Alto da Sé delicia foliões na saída do desfile dos bonecos gigantes (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

O olindense Renato Coimbra, de apenas 13 anos, fez uma homenagem justa, levando também um 'pequeno boneco gigante'. "Tive a ideia ainda pequeno. Já trago o boneco há cinco anos", contou. A família de Samantha Zubcov também foi conferir o desfile. "Venho sempre, mas esse ano trouxe as crianças para curtir também", disse. A filha, Camila, de 10 anos, aprovou a festa. 
Desfile dos bonecos gigantes segue pelas ladeiras de Olinda (Foto: Penélope Araújo/G1)Desfile dos bonecos gigantes segue pelas ladeiras de Olinda (Foto: Penélope Araújo/G1) 
FONTE G1 

 

Share on Google Plus

About ADELMO GUITARA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.